Earthing

O que é o Earthing?
Earthing é o ato de estabelecer uma ligação física entre si e a energia natural da Terra (Earth, em inglês), quer entrando em contacto com a superfície da Terra, de pés descalços (ou com outra parte do corpo), quer através de dispositivos especiais do Earthing que se ligam a uma tomada elétrica com linha terra, em casa ou no trabalho. A ligação à terra com estes aparelhos da Earthing reproduz a experiência de pôr os pés descalços em contacto direto com a terra, mas na comodidade da sua casa. Há mais de dez anos, milhares de pessoas em todo o mundo – homens, mulheres, crianças e atletas – integraram o Earthing no quotidiano. Os resultados estão documentados e são extraordinários.

Porquê Earthing?
Earthing é uma forma excelente, eficaz e 100% natural de tratar inflamação aguda ou crónica e dor de forma a que se sinta bem no seu corpo novamente. Earthing é também um tratamento eficaz da insónia. Ligar-se à terra é um ato tão fundamentalmente básico que negligenciamos por completo a sua importância. A vida moderna levou à nossa desconexão constante da terra, seja por vivermos em prédios isolados ou por usarmos sapatos com sola de borracha. Esta desconexão pode ser parcialmente responsável pelo aumento de dores e desconfortos que muitos de nós sentimos. Se está cansado/a de viver com dores e quer evitar medicamentos químicos, Earthing é uma opção de tratamento segura e eficaz.

Como pode o Earthing ajudar?
A ligação à terra é um fenómeno físico muito concreto e bem conhecido no âmbito da engenharia elétrica e da indústria eletrónica. Por exemplo, muitos dos eletrodomésticos que utilizamos foram concebidos com ligação à terra, para nos protegerem de voltagens perigosas, em caso de falha do isolamento elétrico.
Descobriu-se recentemente, porém, que quando ligamos à terra o corpo humano, podemos obter diversos benefícios para a saúde. Os investigadores ainda estão a tentar compreender como funciona todo este processo, mas uma coisa é absolutamente certa: as pessoas que se ligam à terra sentem uma melhoria, muito rápida com frequência, dos sintomas.

O Earthing demonstrou ajudar a:
1. Eliminar ou reduzir a dor crónica (p.ex., nas costas, articulações e músculos).
2. Curar e recuperar mais depressa de lesões agudas ou do exercício/treino.
3. Dormir melhor.
4. Reduzir a sensibilidade a aparelhos eletrónicos, através da descarga da energia excedente (voltagens induzidas) para a terra.
5. Reduzir a gravidade das enxaquecas, dores de cabeça e sintomas menstruais.
6. Reduzir o stress, acalmando o sistema nervoso.
7. Fluidificar o sangue e beneficiar a tensão arterial e a circulação sanguínea.
8. Aliviar a causa da inflamação crónica e melhorar ou eliminar os sintomas de muitas afeções de natureza inflamatória.

Como funcionam os aparelhos da Earthing?
É só ligar o adaptador Earthing a uma tomada elétrica com terra, que haja em sua casa, e a outra extremidade ao aparelho Earthing. Não fica ligado aos fios com corrente elétrica, apenas ao fio de terra. Depois basta pôr a pele diretamente em contacto com o artigo Earthing.

Quanto tempo demora a fazer efeito no alívio dos sintomas?
Depende de pessoa para pessoa e da gravidade dos sintomas. O contacto com a Terra ajuda a restabelecer o equilíbrio elétrico natural do corpo e a reduzir o stress e a inflamação, portanto pode ter efeitos tanto a curto prazo como a longo, e por vezes de forma bastante impressionante e rápida. Tivemos muitos relatos de melhorias no sono e diminuição do stress ao fim de apenas uma ou duas noites a dormir com ligação à terra. Se a dificuldade em dormir for causada por uma insónia de longa data com problemas de saúde subjacentes, costuma demorar mais a melhorar. A termografia médica revelou uma diminuição da inflamação ao fim de uns minutos de ligação do paciente à terra. Há quem relate ter sentido uma diminuição da dor, e até o respetivo desaparecimento, ao fim de apenas 1-2 horas de ligação à terra.

Que aparelho Earthing é adequado para si?
Depende da sua situação específica. Caso tenha dores localizadas, ou pretenda uma recuperação mais rápida em determinada parte do corpo, o mais indicado serão os adesivos Earthing. Se está sempre a trabalhar frente a um computador, o tapete universal Earthing é uma ótima opção. Se viaja com frequência, o conjunto pessoal de Earthing é uma boa solução. Para dormir, o lençol Earthing constitui uma escolha apropriada. Fica ao seu critério, contudo, juntar e conjugar as várias possibilidades para criar a solução mais adequada. Para dormir, poderá utilizar um tapete em vez do lençol. À secretária, pode trabalhar só com uma banda no tornozelo, dispensando o tapete. Poderá ainda combinar vários produtos, por exemplo, aplicar os adesivos nas costas, tendo ao mesmo tempo os pés no tapete. Fique descansado, porque, seja qual for o dispositivo que escolher, terá o corpo inteiro ligado à terra.

Aonde comprar?
Earthing

Mais informação:
Earthing Institute

Comments are closed.